5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Miami da Fórmula 1 2024

Max Verstappen brigou com o carro, mas apareceu quando o negócio apertou e cravou a pole da corrida sprint do GP de Miami. Lando Norris, que pintou como favorito até a bater o neerlandês, falhou na hora decisiva e larga em um amargo nono lugar na corrida curta

Max Verstappen garantiu a pole da corrida sprint do GP de Miami. Só que a história da classificação desta sexta-feira (3) foi bem longe da comum: o neerlandês teve dificuldades e brigou bastante com o carro. Foi na hora da decisão que tudo mudou.

Ao mesmo tempo em que Verstappen surgiu no momento mais importante do dia, Lando Norris sumiu. Com o carro todo atualizado pela McLaren, o inglês comandava a classificação até chegar o SQ3 de volta única e: falhar. Um nono lugar bastante desanimador no grid da sprint para ele.

Charles Leclerc parte de segundo, em dia melhor que o companheiro Carlos Sainz, que sai de quinto. Entre eles, Sergio Pérez e um surpreendente Daniel Ricciardo, que renasceu com a RB. Oscar Piastri larga do sexto posto, seguido por Lance Stroll e Fernando Alonso. Nico Hülkenberg completa o top-10 atrás de Norris, na frente das Mercedes de George Russell e Lewis Hamilton.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Miami, sexta etapa da Fórmula 1 2024:

Norris vacilou e perdeu chance de pole na sprint em Miami (Foto: AFP)

Verstappen reclama, briga com carro e: pole da sprint em Miami

Tudo parecia levar para um dia difícil de Verstappen, só faltou combinar com o tricampeão do mundo. Max estava naquele modo reclamão, penava para acertar uma volta, mas uma hora ela saía. No treino livre, veio no finalzinho: primeiro lugar. Na classificação da sprint, quando parecia pelo menos abaixo de Norris, também conseguiu se impor no SQ3 e ficou com a pole. Alguém duvida de uma varrida no fim de semana, com dificuldades, problemas e tudo?

Norris falha na hora de selar favoritismo com McLaren voadora e se complica

Não há muitas dúvidas de que as atualizações da McLaren em Miami funcionaram maravilhosamente bem, mas o resultado no grid da sprint foi terrivelmente decepcionante. Com apenas parte das novidades do time, Piastri ficou em um frustrante sexto lugar. Mas a decepção maior foi de Norris, com o carro todo atualizadinho, voando no Q1 e no Q2, mas errando na volta decisiva da pole. Um nono lugar que machuca e que volta a bater na tecla de que o piloto sofre em momentos agudos. Tinha tudo para repetir a pole da sprint da China.

Leclerc salva dia esquisito da Ferrari

A Ferrari parecia condenada a mais uma etapa atrás da McLaren, aquela coisa de ameaçar o segundo lugar, colocar o trabalho em xeque, mas, por enquanto, nada disso. Com o tropeço de Norris, Leclerc e Sainz se classificaram na frente dos dois carros laranjas na sprint e podem muito bem abrir frente em uma condição que não parecia nada favorável para os vermelhos. A chance de vitória é mínima, mas pódio já seria uma redução de danos tremenda antes das atualizações de Ímola diante das rivais atualizadas.

Ricciardo renasce e precisa aproveitar para pontuar na sprint de Miami

Falava-se pelos corredores que Ricciardo precisava responder até o GP de Miami. Depois de um desempenho sólido na China, o australiano apareceu de vez nas ruas da Flórida e teve um senhor resultado na classificação da sprint. Agora é hora de pontuar, desesperadamente. E mostrar o potencial que essa RB tem. Porque ela tem, sim.

Daniel Ricciardo brilhou na classificação em Miami (Foto: Red Bull Content Pool)

‘Mercedes repaginada’: novas peças, velha realidade triste

A Mercedes mexeu no assoalho, fez outros retoques importantes no W15 e o resultado, pelo menos até agora, seguiu absolutamente sofrível. Nenhum carro no SQ3 e a missão de pontuar na corrida sprint de Miami já ficou complicada. A Mercedes parece que rema sempre na direção contrária e no momento passou a Aston Martin: foi de quarta para quinta equipe. Cuidado com a RB agora…

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.